CLEAN & SAFE
A nossa prioridade número um é a segurança, bem-estar e saúde de todos os nossos hóspedes e colaboradores. Para garantir exatamente isso, estabelecemos e implementámos segurança preventiva, medidas e práticas de higiene e segurança, de acordo com as recomendações e diretrizes da Direção Geral de Saúde, para que todos os nossos clientes possam sentir-se seguros e confortáveis em permanecer ou visitar os nossos hotéis.
As nossas equipas dedicadas estão treinadas e focadas em manter saudável e seguro o ambiente que caracteriza os nossos hotéis e estão prontas para prestar qualquer assistência.
Enfrentamos novos desafios, mas com a dedicação de sempre esperamos poder dar-lhe as boas vindas em breve.
Saiba mais aqui.
Para mais informações, ver abaixo.
Tem o teste negativo à Covid-19 consigo?
No seguimento do Conselho de Ministros de dia 17 de fevereiro de 2022, foi eliminada a exigência no momento do check-in de apresentação de Certificado Digital COVID da UE ou Certificado de vacinação ou recuperação válido de país terceiro ou comprovativo de realização de teste com resultado negativo, incluindo auto-testes.
Esta informação não dispensa a consulta das medidas em vigor AQUI
PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO NAS INSTALAÇÕES
NAS INSTALAÇÕES
Sinalização e Informação
- Os clientes poderão tomar conhecimento e acesso ao presente Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 solicitando o dossier Covid-19 junto da Receção do hotel ou consultando a página web do hotel em Tryp Porto Expo.
- A informação de como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19 é facultada dentro do hotel ao Staff pela Equipa designada no plano de contingência e poderá obtê-la dirigindo-se à Receção ou contactando pelo telefone 229 990 000 e solicitando o apoio do Coordenador (Diretor do Hotel ou quem o substitua) ou da Chefia Direta da Receção (Chefe de Receção ou quem o substitua).
Plano de higienização
- Lavagem e desinfeção, de acordo com o presente protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos.
- Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários).
- É dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó.
- Renovação de ar das salas e espaços fechados é feita regularmente.
- Nas zonas de restauração e bebidas, a higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies foi reforçada e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.
- Nas áreas de restauração/cafetaria, é assegurada a limpeza eficaz quando sai um cliente e entra outro para a mesma mesa.
- O balde e esfregona para limpeza do chão são limpos e desinfetados no final de cada utilização. Estes equipamentos são distintos por áreas.
- Para o chão, a lavagem é realizada com água quente e detergente comum, seguido da desinfeção com solução desinfetante. A limpeza é realizada, no mínimo, 2 vezes por dia.
- Nas instalações sanitárias, a lavagem é realizada com produto que contém na composição detergente e desinfetante, de modo a tornar mais eficaz a desinfeção. A limpeza do chão é realizada, no mínimo, 3 vezes por dia.
- A limpeza de áreas comuns e zonas de maior frequência de contacto, incluindo nos espaços onde podem estar crianças a brincar, é reforçada várias vezes ao dia.
Adequação das unidades de alojamento
- Os procedimentos de troca da roupa de cama e limpeza nos quartos contemplam dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme Protocolo interno.
- A remoção da roupa de cama e atoalhados é feita sem a agitar ou sacudir, é enrolada no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo, colocada em sacos específicos fechados e devidamente identificados e entregue ao prestador de serviços de lavandaria.
- O prestador de serviços de lavandaria apresenta declaração comprometendo-se à lavagem em separado da roupa de camas e atoalhados a cerca de 60ºC, declaração esta que pode ser solicitada na Receção do hotel.
- Após check-out do cliente, as almofadas são substituídas por outras, devidamente higienizadas e não utilizadas num período inferior a 72 horas.
- O comando de TV encontra-se protegido em bolsa plástica, devidamente desinfetada após check-out do cliente. O comando de ar condicionado e o telefone são desinfetados após check-out do cliente.
Equipamentos de higienização
- Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool junto aos pontos de entrada/saída, em todos os pisos, à entrada do restaurante, bar, instalações sanitárias comuns e outras áreas comuns.
- Sabão líquido para lavagem de mãos e toalhetes de papel, em todas as instalações sanitárias.
PARA OS COLABORADORES
Formação:
Todos os Colaboradores receberam informação e/ou formação específica sobre:
- Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
- Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
- higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
- etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
- conduta social: alterar frequência e forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
- Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar.
- Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.
Equipamento – Proteção individual
- Em número suficiente para todos os colaboradores (consoante a sua função: máscara, luvas, viseira, bata ou avental, touca, cobre-sapatos).
- A farda dos colaboradores destinada a lavagem é colocada em sacos separados fechados, sendo lavada separadamente pelo prestador de serviços de lavandaria e a temperaturas elevadas (cerca de 60ºC), conforme declaração do referido prestador, que pode ser solicitada na Receção do hotel.
Designação dos responsáveis
- Existe no hotel um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção, que acompanhará a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde. Caso necessite de contactar o responsável ao serviço pelo cumprimento das regras de prevenção/atuação e/ou de alerta em caso de suspeita de infeção, por favor dirija-se à Receção ou contacte-nos pelo telefone 229 990 000 ou via número interno, marcando o nº 9.
Conduta
- Os Colaboradores procedem à auto monitorização diária para avaliação da febre, existência de tosse ou dificuldade em respirar.
- Comportamentos a adotar pelo Staff:
- Manter a distância entre colaboradores e clientes e evitar contactos físicos, incluindo os apertos de mão.
- Não entrar e sair dos estabelecimentos com a farda do estabelecimento.
- Manter cabelo apanhado.
- Desaconselha-se o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.).
- Na entrada de pessoal, existe um tapete húmido para limpar a sola dos sapatos, equipamento este que é regularmente mudado.
- Pausas e horários de refeições escalonadas para evitar encontros nas zonas de pessoal / refeitórios.
- Os profissionais de limpeza conhecem bem os produtos a utilizar (detergentes e desinfetantes), as precauções a ter com o seu manuseamento, diluição e aplicação em condições de segurança, como se proteger durante os procedimentos de limpeza dos espaços e como garantir uma boa ventilação dos mesmos durante a limpeza e desinfeção.
Stock de materiais de limpeza e higienização
- Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às dimensões do empreendimento, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º.
- Dispensadores ou recargas de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool.
- Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.
- Equipamento ou recargas para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.
Escalas / Turnos
- Definição de escalas de serviço e/ou turnos com redução do número simultâneo de colaboradores - A criação de equipas poderá permitir maior controlo das regras de segurança e higiene.
- Definição de regras/faseamento dos atos de limpeza das unidades de alojamento.